quinta-feira, 25 de março de 2010

Regras e competições

A modalidade de jiu-jitsu na qual os praticantes lutam contra adversários durante uma competição é chamada de jiu-jitsu desportivo. No jiu-jitsu desportivo não se aplicam golpes traumáticos, e sim torções, imobilizações, projeções, etc.

Quem organiza as competições de jiu-jitsu em território nacional é a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, que foi fundada em 1994, por Carlos Gracie Júnior. Em março de 2007 foi fundada também a Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo. Juntas, elas criaram o regulamento de competições que já está bastante consolidado e serve de modelo também para competições internacionais.

Gracie


Conheça alguns importantes tópicos das regras de jiu-jitsu:

Área de competição

Também denominada de ringue, a área deve ter entre 64 e 100 m2, sendo que obrigatoriamente 36 m2 devem ser de área interna (área de combate). O restante é chamado de área de segurança. Os tatames da área de segurança devem ser de cor diferente dos tatames da área de combate.

Área de  competição



Sistema de graduação

Branca iniciante, qualquer idade
Cinza 4 a 6 anos
Amarela 7 a 15 anos
Laranja 10 a 15 anos
Verde 13 a 15 anos
Azul 16 anos e acima
Roxa 16 anos e acima
Marrom 18 anos e acima
Preta 19 anos e acima
Vermelha e preta
Vermelha


As faixas branca, cinza, amarela, laranja, verde, azul, roxa e marrom são divididas em 5 níveis de graduação - faixa lisa e mais 4 graus, sendo de responsabilidade do professor conceder esses graus em cada uma dessas faixas. Já a faixa preta é subdividida em sete diferentes níveis de graduação: faixa preta lisa e mais 6 graus que são concedidos exclusivamente pela IBJJF (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation).

Um atleta que é faixa preta só pode requerer a faixa vermelha e preta após 7 anos no 6º grau da faixa preta. O mesmo vale para o atleta da faixa vermelha e preta requerer faixa apenas vermelha. A faixa vermelha 10º grau é conferida apenas aos pioneiros do jiu-jitsu: Carlos, Oswaldo, George, Gastão e Hélio Gracie - os irmãos Gracie.

Arbitragem e placar

Cada combate é conduzido por um árbitro central, que por sua vez é supervisionado por uma comissão de arbitragem. De acordo com a técnica e golpe aplicado, o árbitro faz determinado gesto que é interpretado pelo mesário, que por sua vez lança a pontuação no placar. Não há empate no jiu-jitsu – toda luta é decidida por desistência, desclassificação, perda dos sentidos, pontos ou vantagem. Veja como funciona a pontuação:

Vantagem: após o término do tempo da luta o árbitro poderá dar uma vantagem para o atleta que estiver em posição que vale ponto, ou para o atleta que estiver em uma posição de finalização encaixada.

Ponto: para o atleta receber um ponto, é necessário que ele domine o adversário por 3 segundos na mesma posição.

Pontos

Equipamento

Os competidores de jiu-jitsu devem obrigatoriamente utilizar quimono. Os quimonos podem ser de cor preta, azul ou branca e não podem ser misturados, ou seja, a calça tem que ser da mesma cor do paletó. A faixa deve ter entre 4 e 5 cm de largura e deve ser amarrada na cintura com um nó duplo, impedindo o paletó de ser aberto.

Não é permitido o uso de camiseta sob o paletó, assim como sapatilhas e protetores de orelha. As unhas devem estar curtas. Isso mesmo, antes do início da luta o medidor verifica o tamanho do comprimento das unhas dos lutadores assim como o estado da faixa e do quimono, que devem estar devidamente limpos.


Categorias e duração das lutas

Categoria Faixa etária Duração
Pré mirim 4, 5 e 6 anos 2 min
Mirim 7, 8 e 9 anos 3 min
Infantil 10, 11 e 12 anos 4 min
Infanto-juvenil 13, 14 e 15 anos 4 min
Juvenil 16 e 17 anos 5 min
Adulto 18 a 29 anos Branca - 5 min
Azul - 6 min
Roxa - 7 min
Marrom - 8 min
Preta - 10 min
Master 30 a 35 anos
Azul - 5 min
Roxa - 6 min
Marrom - 6 min
Preta - 6 min
Sênior 1 36 a 40 anos 5 min
Sênior 2 41 a 45 anos 5 min
Sênior 3 46 a 50 anos 5 min
Sênior 4 51 a 55 anos 5 min
Sênior 5 56 em diante 5 min

Competições

O Campeonato Brasileiro é o evento mais tradicional da CBJJ, pois engloba todas as faixas etárias e graduações. Outro evento bastante consagrado no Brasil é o Campeonato Brasileiro em Equipes, no qual cada academia pode inscrever uma equipe com sete atletas, sendo cinco titulares e dois reservas. O técnico de cada equipe enumera seus lutadores de 1 a 5 e na hora do confronto , luta o 1 com o 1, o 2 com o 2 e assim por diante. A academia que obtiver três vitórias em cinco confrontos avança na chave.

Gracie



Outras competições também são famosas no esporte, como o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, que desde a sua criação, em 95, só não foi realizado no Brasil uma única vez (2007). Além do Mundial, outros torneios reúnem grandes lutadores como o Campeonato Europeu, Campeonato Asiático, Campeonato Pan-Americano, além do Campeonato Internacional de Masters e Sêniors.

Nenhum comentário:

Postar um comentário